Nissan Murano Forum banner

Obstrução do radar frontal

1 reading
162K views 102 replies 56 participants last post by  mattski  
#1 · (Edited by Moderator)
Olá,

Meu Murano Platinum 2017 tem cerca de nove meses. Recentemente, tenho tido um problema em que uma mensagem continua a aparecer dizendo “Obstrução do Radar Dianteiro Indisponível”. O problema acontece na rodovia quando o carro muda de faixa ou eu mudo de faixa enquanto um carro está na minha frente. O sistema de radar permanece desligado por cerca de 5 minutos, depois liga novamente e depois faz isso repetidamente. Parece que o sensor está funcionando bem (não está sendo bloqueado por neve ou sujeira ou qualquer coisa), mas ele surta quando vê um carro na minha frente e de repente desaparece, então ele simplesmente desliga. Duvido que a concessionária me ajude muito com o problema, porque parece ser um problema com o programa e não com o sensor. Alguém sabe por que isso pode estar acontecendo ou o que posso fazer para consertá-lo? Eu não uso muito o controle de cruzeiro, mas o barulho constante de bipe fica irritante.

#2 ·
Acabei de comprar um Murano SV 2018 usado e estou exatamente com o mesmo problema com essas mensagens de radar, o que é bastante irritante.

Verifiquei com a central de atendimento ontem durante a troca de óleo e eles simplesmente disseram que não há comunicação da Nissan sobre nenhum problema de radar, então eles têm que ficar com meu carro para verificar o problema, mas pensei que não valia a pena dar meu carro para a central de atendimento, pois muitos têm o mesmo problema e a Nissan ainda não reconheceu isso.

Obrigado

Enviado do meu ONEPLUS A5010 usando o Tapatalk

#3 ·
Olá,,, Acabamos de comprar um 2018 e temos o mesmo problema irritante. A equipe de serviço da concessionária está me dizendo que é assim (resposta de serviço ruim imo); no entanto, sinto que a Nissan pode e deve corrigir os problemas. Tendo formação em tecnologia, eu nunca poderia implementar algo que funciona tão mal e não tem explicação do fabricante/desenvolvedor. Vou processar a Nissan, pois sinto que deveria funcionar assim:
1) Primeiro, permitir que os proprietários desativem o recurso. Desligue o ICC (não tão inteligente hoje imo), mas permita o controle de cruzeiro.
2) Não emita um bipe se o controle de cruzeiro não estiver ligado. É tão irritante e acontece com muita frequência, especialmente se você mora em uma área de tráfego intenso.
3) Quando ele for ativado, não deve entrar em suspensão por 3-5 minutos, deve verificar se há obstruções a cada 5-10 segundos e, quando estiver livre (geralmente logo após a ativação), permitir que o cruzeiro ICC funcione novamente

Incentivo todos a reclamarem com seus revendedores, as rodas rangentes recebem o óleo :)

Também agradeço muito seus pensamentos/ideias sobre como isso deve funcionar, para que, se eles tomarem medidas, obtenhamos o que é melhor para todos.

Obrigado

#4 ·
1) Primeiro, permitir que os proprietários desativem o recurso. Desligue o ICC (não tão inteligente hoje, na minha opinião), mas permita o controle de cruzeiro.
Eu me pergunto se um proprietário não conseguiria descobrir uma maneira de ligar o circuito (jumper nos contatos) para que o sistema pense que a estrada está livre. Então, o controle de cruzeiro deve funcionar. Pessoalmente, estou mais interessado em definir minha própria distância de acompanhamento, então não sentiria falta da babá diminuindo a velocidade por mim.

Isso dependeria de quantos contatos existem no sensor, etc. Pode ser um circuito complicado, o que tornaria isso impraticável.

YMMV, etc.

#5 ·
Tenho o meu Murano 2017 há um ano. Nos últimos meses, o meu 'Obstrução do Radar Frontal Indisponível' apita continuamente e, subsequentemente, desliga o meu ICC enquanto ando na autoestrada. Já fui à concessionária duas vezes e ambas as vezes me disseram que era apenas super sensível e que não podiam fazer nada a respeito. Não tenho certeza de por que pago por tecnologia premium neste veículo quando é um impedimento não funcional. Precisamos de uma solução e em breve!!! Caso contrário, adoro o meu carro, mas isso é tão frustrante!

#7 ·
Comprei um Platinum 2015 usado há 2 semanas. Durante o test drive, eu estava testando os limites do que o cruzeiro inteligente faria e depois que ele parou o carro em um sinal de trânsito depois de sair da rodovia, o sistema apitou e a luz de advertência laranja apareceu. O vendedor e eu pensamos que o sistema nos colocou em ‘Time Out’ semelhante ao que um Tesla fará, já que não coloquei o pé no freio depois que ele parou. Quando voltamos à concessionária, desliguei o carro e liguei de volta e tudo voltou ao normal, então não pensei em nada.

Voltei à concessionária na manhã seguinte, comprei o carro e no caminho para casa a luz de advertência AEB acendeu quando eu não estava usando o cruzeiro. Acendeu novamente no dia seguinte também. Liguei para meu vendedor e expliquei o problema. Felizmente, ele se lembrou de que estava com defeito no test drive e conversou com o gerente de vendas de carros usados. Eles estão dispostos a consertar o carro, então levei o carro de volta para eles consertarem na segunda-feira passada. É uma concessionária Volvo, então eles tiveram que enviá-lo para uma concessionária Nissan na estrada. Eles me deram um XC40 2019 para dirigir enquanto eles o estão consertando. A última vez que ouvi dizer que eles estavam esperando por um sensor de radar de substituição e que levaria alguns dias até que o recebessem.

Procurei o sensor de radar para o meu modelo. Parece que o número da peça original 28438-5AA0A foi substituído em algum momento por 28438-5AA0B, então esse pode ser um bom sinal de que eles fizeram uma correção na própria unidade.

Sou grato que a concessionária Volvo esteja fazendo isso direito, pois o carro estava 16.000 milhas além da garantia de fábrica quando o comprei e apenas o sensor sem mão de obra custa $746. Espero que tudo esteja bem depois que for substituído.

#8 ·
Também já tive isso - acontece de vez em quando quando estou a conduzir na mesma estrada que tem um separador de betão muito perto do lado esquerdo da faixa, por isso sempre pensei que isso é que estava a interferir por alguma razão. Acabei de fazer uma viagem a Houston este fim de semana e começou a acontecer aleatoriamente a cada 15-30 minutos durante um tempo, depois funcionou bem. Não uso muito o ICC, e todos os erros aconteceram quando eu estava apenas a conduzir normalmente. Neste momento, não estou disposto a ir à concessionária, mas vou ficar de olho neste tópico para ver que soluções vocês encontram.

#9 ·
Peguei meu carro de volta esta manhã. A concessionária Nissan substituiu tanto o sensor de radar quanto o suporte. Havia também uma observação de que eles repararam o chicote. Eles cobraram da concessionária Volvo US$ 1.045! Muito feliz que eles cuidaram disso. Eles certamente receberão uma excelente pesquisa. Dirigi por um tempo antes de ir para casa, a luz de erro não voltou.

#10 ·
Peguei meu carro de volta esta manhã. A concessionária Nissan substituiu o sensor de radar e o suporte. Havia também uma anotação de que eles repararam o chicote. Eles cobraram $1.045 da concessionária Volvo! Muito feliz que eles cuidaram disso. Eles certamente receberão uma excelente pesquisa. Dirigi por um tempo antes de ir para casa, a luz de erro não voltou.
Entrarei em contato com minha concessionária Toyota que comprei isso e verei o que eles podem fazer.

Eu me pergunto por que eles ainda cobram da Volvo se seu Murano ainda está na garantia

É uma droga receber esta notificação a cada 15 minutos e não acho que meu assistente de freio radar frontal funcione muito bem

#13 ·
Há uma enorme encomenda pendente dessa peça. A minha foi realmente movida para o topo da lista de espera por causa da reclamação do seguro, e ainda assim demorou 12 semanas.

#14 ·
Obstrução do Radar Frontal Indisponível

Olá,

Acabei de comprar um Murano 2018 trocando o meu 2015 e recebi o mesmo alerta e o principal problema é que ele não permite definir o Cruise, o que é muito irritante. Eu possuí um Murano 2015 por mais de 2 anos, mas nunca enfrentei esse problema. A Nissan deveria corrigir esse recurso que eles anunciam muito para vender as versões premium. Não faz sentido gastar mais e obter a versão de ponta sem que esses recursos funcionem. Espero que a Nissan resolva esse problema em breve.

Obrigado

#15 ·
12 semanas é muito tempo. Eu moro a 20 milhas de uma fábrica da Nissan e também não consigo obter a peça. Essa é uma das razões pelas quais comprei o carro e ter que esperar tanto tempo é ridículo. Acho que eles deveriam tirar de alguns dos outros carros em seus lotes ou na fábrica. Já compramos os carros. No entanto, estamos sendo penalizados.

#16 ·
12 semanas é muito tempo. Eu moro a 20 milhas de uma fábrica da Nissan e também não consigo obter a peça. Essa é uma das razões pelas quais comprei o carro e ter que esperar tanto tempo é ridículo. Acho que eles deveriam tirar isso de alguns dos outros carros em seus lotes ou na fábrica. Já compramos os carros. No entanto, estamos sendo penalizados.
Muito provavelmente, a unidade de radar não é fabricada em uma fábrica de montagem da Nissan, mas sim por algum fornecedor distante. A cadeia de suprimentos é configurada para ser "just in time", para que os fabricantes não tenham muito estoque em excesso. A maior parte do fornecimento é dedicada à produção de veículos novos, então, quando há um pico anormal na demanda, você tem o tempo de espera de seis semanas que Halwg experimentou.

#18 ·
O mesmo está acontecendo comigo com o sensor de radar dianteiro e o reparo me custa $ 1820. Além disso, tenho um problema com os freios, às vezes não freia e o pedal parece estranho. Este erro é corrigido quando o carro é desligado e ligado. Aconteceu com algum de vocês a mesma coisa? Meu carro é um Nissan Murano 2016, mas minha garantia expirou por quilômetros. Estou com medo da conta cara.

#19 ·
Desculpem pessoal, tenho escrito no outro tópico sobre isso, mas recebi meu Murano 2018 com 11k milhas na semana passada depois de 3 semanas. Isso é o que eles disseram que estava errado com ele, principalmente o ICC. Parece que está funcionando bem agora. Nenhuma mensagem constante a cada 15 minutos para mim

Attachments

#20 ·
Obstrução do radar frontal

Meu Murano 2017 também está com o problema de obstrução do radar frontal. O que é assustador é que quando isso acontece, ele desativa o controle de cruzeiro. Estava na rodovia no fim de semana passado ultrapassando outro veículo a 75 mph e aconteceu e desativou o cruzeiro. Um pouco assustador e perigoso. O revendedor diz que a Nissan está "projetando" o problema e uma solução não está disponível. Liguei para o atendimento ao cliente hoje na Nissan e registrei um caso sobre isso. Eles não parecem estar preocupados com isso, mas eu quero que seja consertado! Mais alguém tem esse problema e conseguiu consertá-lo? O revendedor diz que todos os modelos de 2018 estão com ele. Se isso for verdade, então a Nissan certamente fará algo a respeito.

#21 ·
Meu Murano 2017 também está com o problema de obstrução do radar dianteiro. O que é assustador é que quando isso acontece, ele desativa o controle de cruzeiro. Estava na rodovia no fim de semana passado ultrapassando outro veículo a 75 mph e isso aconteceu e desativou o cruzeiro. Um pouco assustador e perigoso. O revendedor diz que a Nissan está "projetando" o problema e uma solução não está disponível. Liguei para o atendimento ao cliente hoje na Nissan e abri um caso sobre isso. Eles não parecem estar preocupados com isso, mas eu quero que seja consertado! Mais alguém tem esse problema e conseguiu consertá-lo? O revendedor diz que todos os modelos 2018 estão passando por isso. Se isso for verdade, então a Nissan certamente fará algo a respeito.
Isso é muito ruim. Precisamos realmente saber por que as unidades estão falhando, porque obviamente funcionam quando os carros são novos. É calor, frio, vibração, impacto de detritos da estrada, fiação defeituosa no sensor, um chip ruim, infiltração de água... a lista é possivelmente muito longa. Algo está acontecendo que está causando falha total ou intermitente e isso deve ser identificável e reparável. Muito frustrante que isso aconteça com um veículo novo. Apenas certifique-se de que todos liguem para a Nissan para reclamar, bem como levem ao revendedor.

• Like
Reactions: Milberano
#24 ·
Eu também estou com o mesmo problema. Comprei meu primeiro veículo novo. Um Nissan Murano Platinum 2018. OO cara, eu pensei que carro novo, sem problemas. Cara, como eu estava errado!! Os problemas começaram logo no primeiro dia com os assentos não aquecendo ou esfriando. Então eu fui trancado para fora. (esse é um problema totalmente diferente) Então a tela de navegação ficou preta. Meu carro tem apenas 8000 km. Eu só recebo um monte de besteiras da concessionária e da Nissan. Muito decepcionado com o atendimento ao cliente que a Nissan oferece. Eu deveria ter ficado com a Chev/GM. OOO e sem cronograma de quando a peça estará aqui para consertar o sistema de cruzeiro/freio. Legal, obrigado por nada.!!!

#85 ·
Eu também estou com o mesmo problema. Comprei meu primeiro veículo novo. Um Nissan Murano Platinum 2018. OO cara, eu pensei que carro novo não teria problemas. Cara, eu estava errado!! Os problemas começaram logo no primeiro dia com os assentos não aquecendo ou esfriando. Então fui trancado para fora. (esse é outro problema) Então a tela de navegação ficou preta. Meu carro tem apenas 8000 km. Tudo o que recebo é um monte de BS da concessionária e da Nissan. Muito decepcionado com o atendimento ao cliente que a Nissan oferece. Eu deveria ter ficado com a Chev/GM. OOO e sem cronograma de quando a peça estará aqui para consertar o sistema de cruzeiro/freio. Legal, obrigado por nada. !!!
Eles conseguiram consertar o aquecimento e o resfriamento dos assentos? Se sim, o que foi envolvido no reparo? Nossos assentos dianteiros demoram muito para aquecer e parece que apenas a lombar está aquecendo, a parte inferior do assento parece permanecer a mesma. Os assentos traseiros funcionam muito bem, mas como é só minha sogra que dirige de lá de trás......não me ajuda. Este também é nosso primeiro Nissan, temos um Monte Carlo 2003 que funciona como um encanto e um Blazer 2005 que está envelhecendo, mas ainda funciona...na maioria das vezes ;). Estava pensando no Sorento, talvez devesse ter ido por esse caminho e ter alguma capacidade de reboque que o Murano não tem.

#27 ·
O meu carro de 2018 faz exatamente a mesma coisa. Este veículo tem apenas 4500 km e tem sido um problema desde o primeiro dia. Não é apenas irritante, mas também é uma preocupação de segurança ao operar o veículo em alta velocidade e em tráfego intenso, pois o veículo desacelera quando o CC desliga sem nenhuma luz de freio para avisar o carro que está atrás que você está diminuindo a velocidade. Este problema parece ser generalizado, então a Nissan precisa se manifestar e resolver esse problema, como qualquer fabricante de automóveis respeitável deveria fazer.

#29 ·
Olá a todos,

Então, eu tenho um Nissan Sentra SR 2018. Na noite em que o tirei do estacionamento, recebi um aviso de obstrução do radar dianteiro no meu painel. Liguei para a concessionária no dia seguinte e levei meu carro de volta. Me disseram no departamento de serviço que havia um problema com o sensor e que a Nissan estava trabalhando para resolver o problema. Mas eu tive que esperar um novo sensor chegar. Lidei com os bipes por semanas (ele dispara cerca de 7 a 8 vezes por dia) e finalmente recebi uma ligação dizendo que a peça nova havia chegado e para levar meu carro para substituir o sensor. Deixei meu carro e no dia seguinte eles ligam e me dizem que está pronto para ser retirado. Vou buscar meu carro e nem a 8 km da concessionária, o sensor dispara NOVAMENTE! Tiro uma foto do aviso e ligo imediatamente para o departamento de serviço. Ele me diz para dar alguns dias para, com sorte, redefinir e, enquanto isso, ele vai investigar o que mais poderia estar causando a falha do sensor. Ele deve me ligar na sexta-feira. A partir de hoje, o sensor falhou pelo menos 10 vezes desde que peguei meu carro. Às vezes, ele dispara quando não há nada na minha frente. Estou no meu limite com isso. Estou no meu terceiro veículo da Nissan desde 31 de julho devido a problemas com os carros. Tenho documentado cada aviso com fotos, então tenho a prova. O que mais poderia estar errado com o carro? É novo em folha! 72 km quando eu o comprei. POR FAVOR, AJUDE!!

#30 ·
Acabei de pegar nosso novo Murano 18 em meados de setembro em Alberta e dirigi de volta para Manitoba. Sem problemas com a unidade de radar na viagem de 1200 km (ela reduziu a velocidade do carro para a velocidade do veículo à frente, tudo bem, enquanto estava no controle de cruzeiro), mas agora estou preocupado com a unidade sendo atingida por detritos da estrada e desativando o cruzeiro e o EBS depois de ler os comentários de outros. Então, estou me perguntando se alguém tentou cobrir a unidade com algo para protegê-la. Eu sei que o manual menciona possíveis mau funcionamento se cobri-la com coberturas opacas ou transparentes. Eu tinha um pouco de plexiglass à mão, então cortei um pedaço para caber sobre a unidade de radar e prendi-o à grade de plástico por cima com parafusos e arruelas de borracha. Testei ontem e não houve problemas com o controle de cruzeiro, mas o teste real virá para o EBS, se necessário. Vou experimentá-lo com o tráfego à frente para ver se ele ajusta a velocidade de acordo. Comentários?

#84 ·
Acabei de pegar nosso novo Murano 18 em meados de setembro em Alberta e dirigi de volta para Manitoba. Sem problemas com a unidade de radar na viagem de 1200 km (ele reduziu a velocidade do carro para a velocidade do veículo à frente ok enquanto estava no controle de cruzeiro), mas agora estou preocupado com a unidade sendo atingida por detritos da estrada e desativando o controle de cruzeiro e o EBS depois de ler os comentários de outros. Então, estou me perguntando se alguém tentou cobrir a unidade com algo para protegê-la. Eu sei que o manual menciona possíveis mau funcionamento se cobri-lo com coberturas opacas ou transparentes. Eu tinha um pouco de plexiglass à mão, então cortei um pedaço para caber sobre a unidade de radar e prendi-o à grade de plástico por cima com parafusos e arruelas de borracha. Testei ontem e não tive problemas com o controle de cruzeiro, mas o teste real virá para o EBS, se necessário. Vou experimentá-lo com o tráfego à frente para ver se ele ajusta a velocidade de acordo. Comentários?
Menos de um ano depois e o controle de cruzeiro está desligando constantemente, assim como o de todos os outros em 18. Trânsito ou não, chuva, neve ou claro, ele tem vontade própria e desliga aleatoriamente. A cobertura de plástico que fiz pelo menos impediu que o sensor fosse danificado e NÃO afetou a operação do controle de cruzeiro. Pude verificar isso quando tirei a cobertura em uma viagem longa e o controle de cruzeiro ainda falhou com a mesma frequência. É verdade que ele reinicia em 5 a 10 minutos durante a condução ou se o motor for desligado e reiniciado, mas não foi por isso que paguei. Se alguém realmente conseguir consertá-lo permanentemente, por favor, poste. Obrigado.

#32 ·
18/10/2018: Recebi uma ligação do revendedor ontem, aconselhando-me a trazer meu carro para uma atualização de software que levaria 3 horas. Então, eu o trouxe esta manhã, esperando uma espera de três horas. Depois de cerca de 45 minutos, o consultor de serviço veio e me disse que a correção não funcionou! Então, isso ainda é um problema. Perguntei a ele qual seria o próximo passo. Disse que entraria em contato com a Nissan para ver. Verificando a Lei do Limão do meu estado para ver quantas vezes tenho que trazê-lo antes que a Lei do Limão se aplique. Não me parece que a Nissan esteja fazendo muita coisa para resolver isso.

#33 ·
Um escudo transparente parece bom, mas estou preocupado com o que acontece quando ele fica nublado com o tempo devido a detritos da estrada e fica menos transparente. Pode ser barato fazer várias capas de plexiglass a partir de uma folha grande e, em seguida, trocá-las a cada 10.000 km ou mais. Gostaria de saber como fixá-las de forma confiável para que permaneçam no lugar e possam ser facilmente trocadas. Mantenha-nos informados e publique algumas fotos. :)

#34 ·
Levei meu '18 Murano Platinum AWD à concessionária na quinta-feira, eles tentaram me dispensar dizendo que não havia nada que pudesse ser feito, mas a Nissan sabe sobre o problema, mas eles não estão atualmente se comunicando com nenhuma concessionária sobre o problema.

A razão pela qual levei o Murano foi a pedido do meu representante regional da Nissan Consumer Affairs. Cerca de uma hora depois na concessionária, eles disseram que havia um código de erro para o sensor e o chefe da oficina conversou com a Nissan e eles disseram que o código não era considerado um erro considerável e para não fazer nada.

Eu não compro essa desculpa, pois quando o erro está ativo, ele torna o ICC e a frenagem para frente inoperantes. Isso também torna o controle de cruzeiro inoperante, pois ele não pode usar o ICC para dizer o quão perto você está do carro à sua frente.

Só uma palavra de aviso, eu estava em uma viagem no fim de semana passado enquanto usava o controle de cruzeiro, o sensor frontal apresentou um erro, isso fez com que o controle de cruzeiro parasse de funcionar e aplicasse os freios para diminuir a velocidade do carro, quase causando um acidente. Isso aconteceu comigo e com minha esposa em momentos separados. Estou falando com a Nissan sobre o problema de segurança, pois não me sinto mais seguro com minha família no carro se algo assim acontecer novamente

Estou pedindo à Nissan para resolver o problema ou comprá-lo de volta pelo preço total sob a Lei do Limão e vou pegar outra coisa que não seja a Nissan.

#35 ·
O meu carro de 2018 tem 7 meses e nunca tive este problema. Acabei de voltar de uma viagem de carro de mais de 4000 km e o controlo de velocidade funcionou perfeitamente. Demorou um pouco a habituar-me porque no início não confiava nele, mas habituei-me com o tempo.

No fim de semana passado, tivemos neve molhada e lamacenta e recebi um aviso de que estava bloqueado/desativado. Parei para comer e nos 30 minutos em que estive parado, a neve derreteu e não recebi o aviso novamente.

#43 ·
O meu 2018 tem 7 meses e nunca tive este problema. Acabei de voltar de uma viagem de mais de 4000 milhas e o controlo de velocidade funcionou perfeitamente. Demorou um pouco a habituar-me porque no início não confiava nele, mas habituei-me com o tempo.

No fim de semana passado tivemos neve molhada e encharcada e recebi um aviso de que estava bloqueado/desativado. Parei para comer e nos 30 minutos em que parei, a neve derreteu e não recebi o aviso novamente.
Esta tem sido a minha experiência. Só aconteceu durante algumas tempestades de neve... até agora. Tenho um Platinum 2015.

#36 ·
Tenho o mesmo problema com o meu Murano 2017.5. O bipe e o ícone do sensor parecem completamente aleatórios. Tentei acompanhar o clima, o trânsito, os carros entrando e saindo na minha frente... não consigo encontrar absolutamente nenhuma consistência. O bipe soou e o ícone acendeu uma vez no sinal vermelho! O sensor já foi substituído uma vez, mas minha seguradora pagou por isso por causa de uma colisão frontal muito pequena. Nos últimos meses, tive os mesmos sintomas que todas as outras postagens neste site. Tive uma discussão com o revendedor, meu consultor de serviço, o gerente de serviço, o mecânico que diagnosticou os problemas do sensor. Inicialmente, o revendedor disse: "Desculpe, o sensor está ruim, mas não coberto pela garantia." Meu custo para substituir o sensor, embora seus problemas não fossem culpa minha, foi de $ 1.600! De qualquer forma, após discussões com o pessoal da Nissan e minha seguradora, a Nissan me disse que eles substituiriam o sensor sem nenhum custo para mim. Ótimas notícias, é claro, mas o que acontece em seis meses, quando ele quebrar novamente? Minha seguradora aprovou a reclamação como uma "exceção"... algo que normalmente não é coberto. Bom deles, mas enquanto eles estavam discutindo a reclamação e sua resolução final, a Nissan fez a coisa certa e concordou em substituir o sensor. No entanto, haverá pelo menos 3 semanas de atraso até que a peça chegue. Eu experimentei o mesmo atraso da última vez que a peça foi substituída. Muitos de nós não estamos perguntando... por que o atraso? Há tantos de seus clientes gritando "falta" nessa situação? Muitas não respostas da Nissan, mas ainda tenho que admirar sua decisão final de cobrir o sensor.