ATUALIZAÇÃO: Acontece que o meu problema de hesitação NÃO se devia ao Corpo do Acelerador. Eu experienciei o problema de hesitação SEM uma luz do motor. Quando isto acontece, tem de ir à oficina e mandar ler os códigos TCM. Se aparecer um código no TCM, então terá de mandar arranjar a CVT.
Este tópico será aplicado se/quando sentir o problema de hesitação e receber uma luz de verificação do motor com um código que faça referência à posição do acelerador ou algo semelhante.
Atualizado conforme pedido do Warhammer. - njjoe
Este tópico descreve como substituir o Corpo do Acelerador (TB), as Velas de Ignição e a Tampa da Válvula do corta-fogo. Consulte as imagens ao longo da descrição.
O meu MO é um:
2004 SL AWD
90K milhas
Filtro de Painel K&N
Atualização de Isolamento da Linha de AC de Baixa PSI
MODO DE FALHA: MO parado num sinal vermelho, motor aquecido e a conduzir há ~30 minutos. A luz fica verde, carrega no pedal do acelerador, as RPMs mantêm-se em marcha lenta. Pise completamente no pedal do acelerador, o MO avança lentamente e depois dispara.
TEMPO DO PROJETO: 6-7 horas.
NOTA: Isto não aborda o modo de falha que outros viram, em que carrega no pedal do acelerador, as RPMs sobem e o MO não se move. Este modo de falha normalmente significa que a CVT está a ficar má.
Há cerca de 2 semanas, eu experienciei o Modo de Falha algumas vezes. Desde então, li muitos tópicos sobre o assunto. Cada instância referia-se à necessidade de substituir os Sensores de Posição do Acelerador (TPS). Existem 2 TPSs dentro da caixa preta fixada ao TB. Infelizmente, tudo vem como uma unidade, por isso tem de trocar todo o TB para resolver o problema.
Eu pensei que, ao mesmo tempo, faria um pouco de trabalho extra e substituiria as velas de ignição. Ouvi dizer que pode manter estas velas no MO até depois dos 100K milhas. Eu digo bobagem porque nenhuma vela de ignição no planeta vai suportar 100K de condução. Elas começam a perder as suas vedações, a densidade da faísca diminui, etc. Eu prefiro substituí-las em intervalos mais curtos.
Claro que, ao trabalhar na substituição do TB e das Velas de Ignição, eu encontrei outro problema! O tubo da vela de ignição do lado do condutor tinha um pouco de óleo!
As imagens posteriores descreverão como isto aconteceu, mas não me deixou feliz. :banghead: Depois de fazer alguma pesquisa neste fórum também; outra razão pela qual eu adoro este fórum, descobri que alguns membros tiveram falhas de ignição causadas por velas encharcadas. O nível do óleo acabaria por atingir o topo da vela e a energia faria um curto-circuito para o tubo. A substituição da tampa da válvula resolveu este problema.
Então... aqui está a minha lista de peças e onde eu arranjei as peças:
Corpo do Acelerador Remanufaturado Nissan (Nissan Confiável)
Junta do Corpo do Acelerador (AutoZone)
6 unidades de Velas de Ignição de Irídio (PulStar)
Tampa da Válvula do Lado do Corta-fogo (Nissan Confiável)
Junta da Tampa da Válvula do Lado do Corta-fogo (Nissan Confiável)
Eu tenho um contacto na Nissan Confiável, daí a razão pela qual comprei as peças lá. Ele consegue igualar e, por vezes, bater os preços da WorldPartsExpress antes do envio! :29:
O objetivo final é tirar o plenum de admissão superior para que possamos ir por baixo dele para substituir as velas e a tampa da válvula.
A primeira imagem (1.jpg) é a sua linha de base. As instruções para o plenum de admissão e o corpo do acelerador (1a.jpg) encontram-se no Manual de Serviço.
Comece por remover a caixa de ar, as mangueiras e o ressonador do motor fixados ao corpo do acelerador (2.jpg).
Verá o TB exposto com todos os conectores que o rodeiam (3.jpg). Terá de remover as mangueiras e os conectores que interferirão com a remoção do plenum de admissão superior.
Remova algumas das outras peças que estão a segurar o plenum de admissão superior (4.jpg). Terá mais 2 parafusos e um par de mangueiras pequenas na face frontal para remover.
Tem outras mangueiras e parafusos que precisam de ser removidos atrás do plenum de admissão superior, por isso terá de começar a remover os braços do limpa para-brisas, a barra transversal e outras coisas para chegar a eles.
Comece por marcar onde os seus limpa para-brisas estão com fita adesiva azul, remova as tampas dos braços do limpa para-brisas para expor as porcas de retenção dos braços do limpa para-brisas, remova as porcas de retenção dos braços do limpa para-brisas, remova os braços do limpa para-brisas, retire cuidadosamente a vedação de borracha do capô e remova as 2 presilhas redondas em cada lado do acabamento de plástico (5.jpg).
Ao remover o acabamento de plástico, desligue o adaptador da tubagem do fluido do limpa para-brisas, conforme mostrado (6.jpg).
Remova os 3 parafusos do motor do limpa para-brisas e desligue o arnês do motor do limpa para-brisas (7.jpg).
Remova os 10 parafusos que seguram a barra transversal de metal (8.jpg).
Agora é hora de começar a remover as coisas que estão a segurar a extremidade traseira do plenum de admissão superior. No lado do passageiro, existem 2 mangueiras e 2 parafusos (9.jpg). As setas mostram onde estão os 2 parafusos. A seta na parte inferior esquerda aponta para um conector... este conector está fixado a um suporte que tem o parafuso.
Este tópico será aplicado se/quando sentir o problema de hesitação e receber uma luz de verificação do motor com um código que faça referência à posição do acelerador ou algo semelhante.
Atualizado conforme pedido do Warhammer. - njjoe
Este tópico descreve como substituir o Corpo do Acelerador (TB), as Velas de Ignição e a Tampa da Válvula do corta-fogo. Consulte as imagens ao longo da descrição.
O meu MO é um:
2004 SL AWD
90K milhas
Filtro de Painel K&N
Atualização de Isolamento da Linha de AC de Baixa PSI
MODO DE FALHA: MO parado num sinal vermelho, motor aquecido e a conduzir há ~30 minutos. A luz fica verde, carrega no pedal do acelerador, as RPMs mantêm-se em marcha lenta. Pise completamente no pedal do acelerador, o MO avança lentamente e depois dispara.
TEMPO DO PROJETO: 6-7 horas.
NOTA: Isto não aborda o modo de falha que outros viram, em que carrega no pedal do acelerador, as RPMs sobem e o MO não se move. Este modo de falha normalmente significa que a CVT está a ficar má.
Há cerca de 2 semanas, eu experienciei o Modo de Falha algumas vezes. Desde então, li muitos tópicos sobre o assunto. Cada instância referia-se à necessidade de substituir os Sensores de Posição do Acelerador (TPS). Existem 2 TPSs dentro da caixa preta fixada ao TB. Infelizmente, tudo vem como uma unidade, por isso tem de trocar todo o TB para resolver o problema.
Eu pensei que, ao mesmo tempo, faria um pouco de trabalho extra e substituiria as velas de ignição. Ouvi dizer que pode manter estas velas no MO até depois dos 100K milhas. Eu digo bobagem porque nenhuma vela de ignição no planeta vai suportar 100K de condução. Elas começam a perder as suas vedações, a densidade da faísca diminui, etc. Eu prefiro substituí-las em intervalos mais curtos.
Claro que, ao trabalhar na substituição do TB e das Velas de Ignição, eu encontrei outro problema! O tubo da vela de ignição do lado do condutor tinha um pouco de óleo!
Então... aqui está a minha lista de peças e onde eu arranjei as peças:
Corpo do Acelerador Remanufaturado Nissan (Nissan Confiável)
Junta do Corpo do Acelerador (AutoZone)
6 unidades de Velas de Ignição de Irídio (PulStar)
Tampa da Válvula do Lado do Corta-fogo (Nissan Confiável)
Junta da Tampa da Válvula do Lado do Corta-fogo (Nissan Confiável)
Eu tenho um contacto na Nissan Confiável, daí a razão pela qual comprei as peças lá. Ele consegue igualar e, por vezes, bater os preços da WorldPartsExpress antes do envio! :29:
O objetivo final é tirar o plenum de admissão superior para que possamos ir por baixo dele para substituir as velas e a tampa da válvula.
A primeira imagem (1.jpg) é a sua linha de base. As instruções para o plenum de admissão e o corpo do acelerador (1a.jpg) encontram-se no Manual de Serviço.
Comece por remover a caixa de ar, as mangueiras e o ressonador do motor fixados ao corpo do acelerador (2.jpg).
Verá o TB exposto com todos os conectores que o rodeiam (3.jpg). Terá de remover as mangueiras e os conectores que interferirão com a remoção do plenum de admissão superior.
Remova algumas das outras peças que estão a segurar o plenum de admissão superior (4.jpg). Terá mais 2 parafusos e um par de mangueiras pequenas na face frontal para remover.
Tem outras mangueiras e parafusos que precisam de ser removidos atrás do plenum de admissão superior, por isso terá de começar a remover os braços do limpa para-brisas, a barra transversal e outras coisas para chegar a eles.
Comece por marcar onde os seus limpa para-brisas estão com fita adesiva azul, remova as tampas dos braços do limpa para-brisas para expor as porcas de retenção dos braços do limpa para-brisas, remova as porcas de retenção dos braços do limpa para-brisas, remova os braços do limpa para-brisas, retire cuidadosamente a vedação de borracha do capô e remova as 2 presilhas redondas em cada lado do acabamento de plástico (5.jpg).
Ao remover o acabamento de plástico, desligue o adaptador da tubagem do fluido do limpa para-brisas, conforme mostrado (6.jpg).
Remova os 3 parafusos do motor do limpa para-brisas e desligue o arnês do motor do limpa para-brisas (7.jpg).
Remova os 10 parafusos que seguram a barra transversal de metal (8.jpg).
Agora é hora de começar a remover as coisas que estão a segurar a extremidade traseira do plenum de admissão superior. No lado do passageiro, existem 2 mangueiras e 2 parafusos (9.jpg). As setas mostram onde estão os 2 parafusos. A seta na parte inferior esquerda aponta para um conector... este conector está fixado a um suporte que tem o parafuso.